Níquel e suas Ligas

 

Níquel -  Muito utilizado como elemento de liga em aços. Como metal puro possui uma boa resistência à corrosão em diversos meios. São utilizados como componentes eletrônicos e em indústrias químicas e na fabricação de equipamentos para alimentos.

MONEL 400 – Possui grande resistência à água do mar e encontra grande aplicações estruturais em ambientes marinhos. Por isso indicado na fabricação de hélices, eixos propulsores, bombas, válvulas, parafusos e equipamentos para petróleo.

MONEL K500 – Trata-se de um material endurecido por precipitação pela adição de Al e Ti no  M 400. Apresenta elevada  resistência mecânica quando comparado com o Monel 400. Aplicações típicas para o MK500 são parafusos, porcas, bombas e componentes de válvulas para processamentos químico, na indústria do papel e celulose.

Inconel 600 – Liga de NI-Cr, é utilizado para aplicações onde se deseja alta resistência à corrosão e ao aquecimento. É mais indicado para altas temperaturas quando o meio é pouco corrosivo. Essa liga não sofre tratamento térmico para aumentar suas propriedades mecânicas. São utilizadas em aquecedores, condensadores, tubos evaporadores, fornos, etc...

Inconel 601 – Liga Ni-Cr com adição de Al contribui para uma excelente resistência à oxidação e de outras formas de corrosão a alta temperatura. Também contribui para um aumento nas propriedades mecânicas para elevadas temperaturas. É utilizada para em fornos imndustriais, equipamentos para tratamento térmico, na indústria petroquímica etc...

Inconel 625 – Liga de Ni-Cr-Mo com adição de Nb que atua com o Mo para endurecer a liga e assim proporcionar uma elevada resistência, sem tratamento térmico. Resistentes à corrosão  química em altas temperaturas. É uma das ligas especiais mais utilizadas na indústria do petróleo. Outras aplicações: componentes para turbina a gás, central nuclear, na indústria aeroespacial, construções de fornos, aplicações na água do mar, etc...

Inconel X-750 – Liga Ni-Cr similar ao Inconel 600 com adição de Al e Ti que o torna endurecível por precipitação. A liga tem boa resistência à corrosão e oxidação juntamente com elevada resistência à tração e a fluência em temperaturas até cerca de 700 C. Utilizado para fabricação de molas e parafusos para altas temperaturasa excelente resistência relaxamento é útil para de molas de alta temperatura e parafusos.

Inconel 718 – Liga Ni-Cr é um material com ótima resistência à oxidação em altas temperaturas associado com resistência mecânica. Endurecível por tratamento térmico de precipitação. Utilizada para a fabricação de molas, em componente de fornos, bigornas, porcas, parafusos e prisioneiros.

Incoloy 800 – Liga Ni-Fe-Cr com alta resistência ao aquecimento e com resistência mecânica e a corrosão. É um material largamente utilizado para a construção de equipamentos que devem resistir à corrosão e a temperatura, oxidação, carburação.

Incoloy 800HT – Liga de Ni-Fe-Cr, basicamente a mesma composição do Incoloy 800, mas com alto limite resistência à fluência devido a adição do Al e Ti e um alto controle de Carbono. Utilizado na fabricação de fornos, na indústria química e petroquímica e turbinas.

Incoloy 825 - Liga de Ni-Fe-Cr com adição de Mo, Cu e Ti e é projetado para fornecer excepcional resistência à vários ambientes corrosivos. Aplicações incluem equipamentos para processamentos químicos, Oil & Gás, produção de ácidos, etc.

Hastelloy B2 - Liga de Ni com alto Mo, 28%, e baixo Cr, 1%, que confere ao material um ótimo desempenho em ambientes corrosivos Apresenta ainda elevada resistência a corrosão sob tensão na ZTA que o torna um material indicado na construção de equipamentos de processos químicos que exige solda. 

Hastelloy C22– liga versátil de Ni-Cr-Mo com melhor resistência à corrosão em geral do que outras ligas de Ni-Cr-Mo disponíveis hoje, incluindo Hastelloy C-276. Liga tem excelente resistência à corrosão por pitting, corrosão por fenda e corrosão sob tensão. Utilizad e uma larga gama de processos químicos.

Hastelloy C-276 - Liga de Ni-Mo-Cr, é conhecida pela sua excelente resistência à corrosão em uma ampla gama de meios severos. Com seu baixo teor de Carbono contido, aumenta a resistência intergranular durante o processo de soldagem. E utilizado em ambientes severos encontrados nos processos químicos.